domingo, 24 de julho de 2011

A Extravagência do Morto - Agatha Christie

   O famoso detetive belga Hércules Poirot é convocado por uma antiga amiga sua, Ariadne Oliver, autora de diversos romances policiais a tomar parte de alguns acontecimentos em uma propriedade rural da Inglaterra. Ariadne fora convidada pelo dono da propriedade para preparar o cenário de um assassinato fictício que faria parte de uma grande comemoração que aconteceria no local. Como ela concordou, foram feitos os preparativos. Entretanto, com sua sensibilidade e intuição Ariadne percebeu que algo estava errado na atmosfera que envolvia as pessoas que residiam no local. O proprietário da casa, um senhor de meia-idade, sua bela esposa, mulher que apresentava certos problemas mentais, a antiga dona da casa, a eficiente secretária responsável pelo dia-a-dia da casa.
  Sem conseguir descobrir o que há de estranho, Hércules continua na casa como convidado da festa e encarregado de distribuir o prêmio à aquele que desvendar o mistério criado por Ariadne e solucionar o assassinato fictício. No entanto, na véspera da festa, o dono da casa e sua esposa recebem uma correspondência que a deixa bastante nervosa, pois um primo distante irá vir visitá-la, primo este de quem ela não parece gostar muito. A chegada dele coincide com a festa. Entretanto o que era para ser só alegria acaba por se revelar muito perturbador: a jovem escolhida para representar a vítima no mistério acaba por ser realmente assassinada. Além disso, a esposa do dono da casa desaparece e ninguém consegue encontrar nem o corpo nem qualquer indício que mostre que ela está viva. Juntamente com a polícia local, Poirot tenta desvendar o mistério e acaba se deixando influenciar pela visão das pessoas ligadas ao cenário e acaba por não descobrir o verdadeiro culpado.
  Após aproximadamente uns cinco meses decorridos depois dos acontecimentos, ele casualmente recebe uma visita de um dos seus companheiros na investigação e resolve voltar para investigar. Apesar da dificuldade, ele descobre a maldade e as tramas astuciosas envolvidas na execução dos crimes e consegue descobrir os culpados, surpreendendo a todos os envolvidos tanto ao revelar fatos que não consideram como possíveis de terem acontecido, mas que de fato ocorreram, além de provar que ocorreu outro crime depois daqueles que haviam conhecido, sendo que este último havia sido tomado como acidente mas, na verdade, a sua compreensão foi a chave principal para que Poirot pudesse desvendar o mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário