quinta-feira, 22 de março de 2018

Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma



Na ordem cronológica este é o primeiro filme da saga Star Wars, embora tenha sido lançado em 1999, 16 anos após o lançamento do terceiro filme da saga. Neste filme, podemos começar a entender os acontecimentos que levaram à queda da República e à instauração do Império. 

Devido a um embargo comercial feito pela Federação de Comércio ao planeta Naboo, dois Jedi são enviados para o planeta onde está localizada a Federação de Comércio para tentar resolver pacificamente o problema em questão. Entretanto, eles não sabiam que o vice-rei da Federeção está em conluio com um mestre das forças do mal chamado Darth Sidious. Ao saber da chegada dos Jedi, Darth Sidious ordena que eles sejam assassinados. Entretanto, os dois Jedi conseguem escapar com vida e se encaminham para Naboo para avisar a rainha Amidala dos acontecimentos e alertá-la para a eminente invasão que a Federeção planeja à Naboo. Os dois Jedi, Qui-Gon e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi acabam tendo seus caminhos cruzados com o de um nativo do planeta Jar Jar Binks, da raça Gungan e acaba levando-o junto em sua missão. Ao chegar à Naboo, os Jedi descobrem que a rainha havia sido feita refém e conseguem resgatá-la juntamente com alguns de seus homens de confiança. Os Jedi conseguem então convencê-la a fugir do planeta e apresentar sua situação junto ao Senado. Ao passarem pelo bloqueio feito pela Federeção de Comércio ao planeta Naboo a nave é danificada e um poso de emergẽncia é feito em um planeta que não é controlado pela Federação. Nesse local, Qui-Gon acaba por conhecer um jovem com um potencial imenso e que apesar de ter pouca idade já demonstra ter muito poder e pode se tornar o mais poderoso Jedi. O jovem Anakin Skywalker ajuda Qui-Gon a conseguir o dinheiro para comprar as peças para consertar a nave e Qui-Gon consegue a liberdade do jovem, que era escravo. Anakin parte com a comitiva para o Senado e é apresentado ao conselho Jedi, que decide não treiná-lo. Apesar de reconhecerem o poder de Anakin, eles também conseguem reconhecer que o jovem tem um lado sombrio e que é melhor não fornecer-lhe o treinamento Jedi. A rainha Amidala expõe seu caso ao senado e, por não conseguir apoio do chanceler em poder, ela acaba pedindo a renúncia do mesmo e um dos seus aliados acaba assumindo o posto, o senador Palpatine. Ela decide então retornar ao seu país e os dois Jedi são indicados para acompanhá-la no retorno e garantir sua segurança. Qui-Gon, que decidiu treinar o garoto mesmo sem a aprovação do conselho, precisa adiar o início do treinamento até o retorno de Naboo. Os Jedi partem com a rainha para Naboo e a mesma acaba pedindo ajuda aos Gungan para retormar o poder à sua cidade. 

A rainha Amidala e seus aliados decidem invadir o castelo e capturar o vice-rei e obrigá-lo a retroceder. Enquanto isso, Anakin é mandando a ficar em segurança, mas acaba por entrar em uma nave e, por ser um ótimo piloto, consegue se juntar à ofensiva que os pilotos de Naboo fazem ao bloqueio imposto pela Federação. Ele consegue destruir a nave principal e desativa os droides que estavam lutando contra os Gungan. Entretanto, resta um inimigo para enfrentar: o aprendiz de Darth Sidious havia sido enviado para o local e acaba lutando contra Qui-Gon e Obi-Wan. Qui-Gon acaba sendo morto e Obi-Wan consegue matar o aprendiz do lado negro. Antes de morrer, Qui-Gon consegue fazer com que Obi-Wan prometa treinar o garoto Anakin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário